sexta-feira, novembro 18

Falsa autonomia, o rebanho do século XXI

''Essa é apenas a primeira versão focando o marketing como o criador da falsa autonomia. Nas próximas postagens, o foco será diferente, porém voltado à falsa autonomia.''
A idéia de falsa autonomia surgiu recentemente através do marketing. 
Os consumidores, cansados do igual, soltaram o verbo, foram à luta pelo seu direito de consumidor. Mas, os mesmos só tomaram consciência de como e quando usufruir os direitos através do fácil acesso por noticias e informações (internet).
Os publicitários aproveitam essa idéia de ‘liberdade já’ adquirida pelos consumidores e adotaram como foco para propagandas. Podemos observar claramente que, 80% dos comerciais transmitem mensagens de ‘autonomia’ para o consumidor.


“Escolha o pacote que VOCÊ desejar por apenas $$$” 
” Crie, compartilhe, mude a hora que VOCÊ desejar “
” A liberdade está em VOCÊ, compre roupas ---- e seja mais livre”.


As frases acima são muito utilizadas no marketing e, sim, inicialmente, transmitem sensação de liberdade e autonomia. Porém, observemos; só obtemos essa ‘sensação de liberdade’ SE adquirir o que o marketing oferece; caso contrário, continuo preso no rebanho do século XX.
Com a idéia de um mundo globalizado e que somos obrigados a estar conectados e atualizados 24 horas por dia, o psicologico criado na propaganda nos obriga possuir o que o marketing oferece para que não fiquemos para trás, desatualizados, pois isso significa uma exclusão social, logo, a morte social.
 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário